segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ao nosso Clã e aos demais interessados

Já é tarde e o sono pesa, mas já lá vai um tempo que não escrevo nada aqui no blog. Hoje redimo-me. Não podia deixar passar esta data. Relembro a infelicidade e o desânimo com que alguns, talvez todos (menos o Cajó, claro, - o eterno optimista), abandonaram os pioneiros e entraram nos Caminheiros. “Triste sina, a da IVª secção”, pensei.


24 de Fevereiro de 2008

Entusiasmo, histeria, maluqueira, muito riso e delirantes distracções, que não eram, todavia, senão a atenção a outras coisas. Chega-se ao fim e um riso enorme se ouve. Tudo foi como deve ser. Escrevo agora com um sorriso nos lábios demorando-me por entre estes sentimentos.

Aos mais recentes investidos do nosso clã: deram uma passada de homem titânico e ascenderam ao cume. Adquiriram uma nova dimensão: o ideal do Homem Novo - uma força maior, de ordem superior. Esperamos ansiosos a vez da Inês. Agora, a imprescindível conquista do mundo. Mas primeiro fiquemo-nos pela Drave.

Guardo deste dia uma mão cheia de estremecimentos, assombrações e levitações.

Agora é tarde. Vem o silêncio, o sossego. O serenar. Deixo-me vencer pelo abraço irresistível do sono, imaterial, mas necessário. Suspendo o pensamento. Estou cansado. Sim. Tudo está como deve ser… Já posso ir para a cama descansar e esperar que o sonho me transporte de volta a este dia feliz.

Abraços e beijinhos, consoante o género, do

Falcão Todo Poderoso (a ver se pega, hehe)

PS’s:
1) Umas palavras mais para o nosso coro e à solista Guiga:
Isto que hoje/ontem aconteceu foi mais que um mero conjunto de boas notas bem afinadinhas (com eventualmente um ou outro imperceptível desconcerto ou acorde falhado, fruto do nervosismo, percepcionado apenas pelos próprios ou pelos mais exigentes).

Foram acordes tangíveis, dedilhados no coração.

2) Aqui há uns tempos li algures, ou então vi na televisão, que o Cacao era rico numa substância qualquer que, se não estou em erro, facilita a produção de serotonina, que é nada mais, nada menos que um neurotransmissor que é responsável por uma certa sensação de bem-estar ou felicidade. Drogas como o "ecstasy" e o LSD mimetizam alguns dos efeitos da serotonina. O Saleta poderá explicar melhor. Eu não sei se é disso ou não, mas tenho a dizer que pouco antes de escrever este texto, acabava de comer o resto (quase todo) do salame de chocolate que a Guiga levou para a Velada de Armas.

3) Se o meu texto fizer mais alguém melancólico e/ou feliz ou despertar qualquer tipo de emoção aos seus destinatários, sinto que atingi o meu objectivo. Para mais qualquer efeito secundário indesejado, fale com o seu médico ou com o nosso farmacêutico Saleta.


5 comentários:

Anónimo disse...

É maravilhoso como as palavras conseguem tornar um momento, que por si só já é grande, ainda mais grandioso e glorioso…“deram uma passada de homem titânico e ascenderam ao cume”…xD!

Mas sim!...Grande dia, que pertence não só aqueles que deram a “passada” mas também a todos a aqueles que nos ajudaram a “da-la”!
Posso dizer que me sinto orgulhosa de me ter tornado caminheira (isso esta comprovadíssimo…pois beijar o pé do fred não é coisinha fácil), de ter alcançado a verdadeira partida…e acima de tudo de já ter voto efectivo xD!

Toda esta jornada por nós passada, individual mas não solitária, muito me fez crescer (não em altura…pq isso já é complicado), mas interiormente…o nosso espírito (ou pelo menos o meu :p) foi revestido por toda uma vontade de querer aprender, de querer receber mais…mas também de saber dar!


Agora inezinha é tua vez…e a nossa de te ajudar a caminhar…será um prazer xD!

Quanto ao coro, acho que correu muito bem…e Guiga…eu não t ouvi cantar mas aqui a minha mãezinha e a paulinha…assim como toda a gente, disseram m que cantaste muitíssimo bem (como sempre!)…portanto nd d stress :p!

Beijinhos (saleta grita) de “CLÔ (e eu) minheira =D


by ANINHAS =)

kiko73 disse...

Bom, eu sei que não tenho a ver com isto, mas o que o Falcão Todo Poderoso (vá, mais um empurrãozinho para ver se pega...) deu-me vontade de partilhar algumas coisas.

Mas vou descrevê-las em imagens, tão simples como...
... a vida que me correu pelos olhos, como um "flash" ao olhar para os placardes da Exposição;
... algumas saudades que matei ao cruzar-me com alguns Pioneiros do meu tempo;
... o "peso" dos momentos da Velada d'Armas e a maneira atabalhoada, mas sentida, com que cantaram o Ser Caminheiro;
... a força que tem "O Nosso Azul" (isto sem querer ser faccioso...);
... cada segundo de pele de galinha que tive em cada cântico da Missa (o Santo foi BRU-TAL! Até me fez lembrar Moçambique...);
... a ultrapassagem ao eléctrico (daqueles compridos) e ao autocarro em contra-mão e na faixa do BUS durante o Rally Papper, e o comentário deste mesmo Falcão Todo Poderoso (mais um empurrão): "Fogo, eu não conseguia fazer isto...".

(Enquanto escrevo, apareceu um comentário da Aninhas. Vou ler, a ver se se aproveita alguma coisa...)

Ao longo de toda uma vida escutista (destes 50, 15 anos também são meus) são muitos os momentos que recordo (podem perguntar ao vosso Chefe Paulo pelo célebre Raid de "Boixais Grandes", por exemplo, que curiosamente, e pela primeira vez em anos, não foi referido na Velada d'Armas "dos grandes"), mas um dos melhores é, sem dúvida alguma, poder subir àquele altar para acolher mais duas Pioneiras na grande família do CNE.

A vossa vida de Caminheiro vai bifurcar-se várias vezes. Mas como a Aninhas diz (afinal aproveita-se alguma coisinha...) "o nosso espírito foi revestido por uma vontade de querer aprender, de querer receber mais... mas também de saber dar!" E isto diz tudo...

Não sei se é por estar a ouvir O meu CD favorito ("Funeral" dos Arcade Fire - acreditem que depois de ouvirem este CD a vossa vida muda) enquanto escrevo, mas vim deste fim-de-semana com uma sensação de... a palavra que mais se assemelha é "bliss"!
Esotu tipo Zé, mas nele é o Cacao que lhe faz efeitos...

Anónimo disse...

Eh la que testemunhos arrebatadores!

Este fim-de-semana, deixou-me completamente aluada, aérea, numa dimensão diferente! Foram dois grandes dias, que como diz a ANILHAS, foram de todos!

Estou muito muito orgulhosa da Promessa de Caminheira, e de ter dado este passo gigante nao sozinha, mas em conjunto, com todos os outros noviços, de nos termos comprometido perante NOS e uma assembleia e um Cla, em servir, ser e fazer mais e melhor...
Custa deixar os pioneiros, mas na IV o sentido de responsabilidade, autonomia, trilhar caminho em direcçao a um HOMEM NOVO são absolutamente aliciantes.

Estou feliz pelos sorrisos que se instalam no rosto de cada um de nos, do cla que estamos a construir, da evoluçao de muita malta (de mim falo tambien), do nosso ESPIRITO EM ACÇAO!

Agora sim, tenho a certeza que ACREDITAR comanda a vida... e sim, que venham as bifurcations (ou o veado), e que por vezes ate escolhamos o lado errado, muitas vezes so aprendemos com os erros!

Nao quero alongar muito mais o meu discurso, apenas queria frisar que a Praxe 2 me fez pensar na efemeridade da vida, e que talvez nao esteja preparada para isso(se é que alguém o está.

"QUERO SER CAMIHEIRA PARA SEMPRE"

ps: Inesinha agora es tu,e sera mesmo um prazer ajudar-te!
pps: obrigado por tudo e por mais alguma coisa.


Beijinho da Mary CHorona!

Anónimo disse...

Tenho aqui a pele tda arrepiadinha! Não basta o post do Zé...e ainda temos estes comentários tão sinceros e cheios de sentimentos bonitos!

Como podem calcular este fim-de-semana também foi muito especial para mim...a minha velada, a promessa de dirigente, a surpresa dos lobitos, a presença de amigos, família, testemunhar pela 3ª vez os "meus" lobitos a fazerem a promessa, assistir à vossa promessa...e claro, um orgulho enorme pelo coro!

E o rally, claro...foi mto bom ver tanta participação e entusiasmo!

1 grande beijinho de parabéns a todos os novos caminheiros. Não se esqueçam que agora o mais importante é dar do que receber e que agora precisam de uma disponibilidade e entrega acrescida. E sabem que mais?
EU ACREDITO EM VOCÊS!

Agradeço a todos os que de uma maneira ou de outra contribuiram/ têm contribuido para o sucesso do nosso coro! Parte da minha felicidade deste fim-de-semana foi graças a ele. Depois de todo o nosso esforço e empenho, nada melhor do que ter um coro brutal e receber belos elogios! Agora tem de ser sempre a crescer...cada vez melhores! =)

1 grande beijinho,
Mary/ Racxa =)*

Cacao disse...

Não sei como foi possível acrescentar tanta pele de galinha, de tanta gente diferente - os que comentaram e os que não cometnaram - com o mesmo post e respectivos comentários.

Esta foi a maneira fraca de começar o comentário, mas, estou aqui a medir palavras, mas não consigo igualar, sequer, ninguém consegue, a palavras tão sentidas.

Apesar de lamechas ou piroso, há coisas que gostamos todos de ler e partilhar.
Neste caso, os sentimentos que vieram à flor da pele durante este fim de semana.

E não só aí, mas também agora que me estou a comover ao pensar que tenho este lenço que tanto aguardei.

A exposição não podia ter vindo em melhor altura: foi com ela que senti como era e é esta nossa família do 73 tão grande, tão amiga, tão acolhedora. Posso não conhecer os "primos mais afastados", mas conheço os irmãos Camis e os sobrinhos pioneiros, os pais chefes e os avós há pouco tempo saídos.

Sábado, ensaios - começam os nervos. Velada de armas - ainda mais. Estava, admitamos, nervosa. Estava sim. tinhamos sido nós a preparar aquilo e queríamos mostrar do que éramos feitos. Conseguimos? acho que sim. Mas o culminar foi quando cantámos a música dos Caminheiros. com fotografias. Mais pele de galinha. Onrigada. A todos. Os ensaios valeram a pena!!
Melhor ainda foram a Velada d'armas part II, comédia.

Promessas: apesar de ter estado sem óculos a tempo inteiro, nunca tinha visto a igreja tão cheia. ou pelo menos nunca tinha parecido tal. Nervosa? oh sim, muito. Ansiosa? ainda mais.

Foi uma emoção tal receber o lenço vermelho, a vara das mãos da filipa, os abraços trocados no coro (Backstage) que não pude parar de sorrir. Estava TAO TAO contente. Talvez sim, cajó, por isso não conseguia largar o lenço. Não estava a agarrar à parva como tu dizias, mas e se estivesse? tinha vontade suficiente para isso!

Lembro-me da promessa de pioneira, também tenho saudades. Mas lembro-me, e bem, que não me senti assim. Esta foi A promessa. Senti-me muito mais ... acompanhada, muito menos sozinha. Senti-me a chegar lá, senti-me muito mais....
...realizada...
...preenchida...
...pronta.

Quero continuar, começar, levar até ao fim o projecto do Homem novo.

E se só termina no infinito, se a jornada não tem fim, estende-se o caminho vermelho, de mãos dadas, até ao resto da minha vida.

Cacao